A proposta

Direto ao ponto 
Queremos desenvolver, com você, um projeto inédito no Brasil. Uma bandeira da cultura livre e colaborativa. Queremos desenvolver a 1ª marca de licença aberta do país: uma cerveja feita de forma 100% colaborativa, que todos poderão desfrutar, usar, compartilhar, customizar, alterar e até comercializar futuramente, sem pagar royalties! Para entender melhor a proposta leia o texto integral do nosso projeto: https://sites.google.com/site/projetodomestica/projeto-domestica

Como faremos isso?
Através de uma nova forma de realização. Colocamos o projeto na benfeitoria - uma plataforma de realização coletiva de projetos que une idealizadores e público para viabilizar projetos de interesse em comum. Lá você poderá contribuir com o projeto em troca de recompensas muito legais que desenvolvemos.

Mas o projeto só sai do papel se conseguirmos arrecadar o valor necessário para viabilizá-lo até dia 27 de Julho. Caso contrário, tudo que for arrecadado volta para a mão dos colaboradores. É o sistema de Tudo ou Nada! Acesse e confira! benfeitoria.com/domestica

O que precisamos?
O projeto precisa de R$ 9.600 para acontecer.
Este dinheiro será usado na produção de um evento de inauguração da Doméstica, criação de uma wiki voltada para produção de cerveja em casa, criação de uma ferramenta de elaboração colaborativa de receitas, entrega de recompensas, licenciamento e consolidação da marca. O excedente será utilizado na melhoria de nosso equipamento de produção, realização de outros eventos e desenvolvimento de ações paralelas relacionadas à marca.
Mas para esse experimento ser colaborativo de verdade, também precisaremos da ajuda de vocês com sugestões de receitas e de logo! Para cada contribuição, uma recompensa!!

E como a receita e o rótulo serão definidos e compartilhados?
Rótulo: todos estão convidados a enviar sua interpretação dessa marca, através de um logo aplicado ao rótulo. Todas as sugestões deverão ser enviadas pela benfeitoria. A seleção também será feita de forma colaborativa. No começo de agosto, faremos uma votação do melhor rótulo aqui no blog.

Receita: convidamos micro-cervejeiros ou adoradores de cerveja para enviarem sua receita predileta (também pela plataforma). Vamos consultar especialistas para produzir algumas das receitas enviadas e elegeremos a receita oficial de lançamento em um evento de degustação aberto, no Rio de Janeiro. Você pode estar lá! O local e a data serão definidos e divulgados em breve!

Após a conclusão do projeto (se bem-sucedido, claro), o logo e a receita eleitos serão disponibilizadas aqui - ambos licenciados pelo Creative Commons (veja aqui detalhes da licença).

Divulgaremos também histórias sobre essa jornada e registros do evento de seleção e pretendemos dar continuidade a tudo isso por aqui e criar outros desdobramentos da Doméstica. Com você, claro.

Se você gostou, acesse benfeitoria.com/domestica, participe desse experimento colaborativo e torne-se um co-fundador da 1ª marca colaborativa e aberta do Brasil! Obrigado!

Comentários